quinta-feira, 24 de março de 2011

Inquéritos no recinto escolar

No dia 17 e 12 de Março, fizemos um inquérito a três alunos de todos os anos de escolaridade (do quinto ao décimo segundo ano), com o objectivo de perceber se os alunos do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa conheciam ou já tinham simplesmente participado na recolha de alimentos para os mais carenciados. As perguntas eram: "Conheces alguma instituição que apoie as pessoas com mais carências alimentares?", "Se sim, qual?", "Já alguma vez participaste numa recolha alimentar ou projecto do género?" e "Se a tua resposta é não, gostarias de participar? Porquê?".
Estas respostas foram simplificadas em dois gráficos, que passamos a apresentar:




Os inquiridos que conhecem alguma instituição alimentar referenciaram o Banco Alimentar e a Unicef e muitos deles já participaram na primeira referida.
Os alunos que inquirimos e que mostraram nunca ter participado numa recolha de alimentos, mas ao mesmo tempo, que mostraram interesse para participar num futuro próximo, justificaram este interesse pelo facto de "muita gente precisa daquilo que temos, e o que temos é sempre mais do que o precisamos comparado aos outros" (isto resumidamente).

Gostámos muito de realizar estes inquéritos e agradecemos a colaboração de todos!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Banco alimentar- A acção do nosso distrito

É com muito orgulho que dizemos que o nosso distrito, Leiria, participa activamente nesta acção que à tanto tempo é promovida pelo nosso país. O Banco alimentar é uma recolha de alimentos para os mais necessitados. Em determinados dias do ano, espalhados por vários hipermercados e supermercados do país, os voluntários apelam à sensibilidade dos consumidores. Contribuir é fácil: à entrada levamos um saco (cujo o logótipo é do Banco alimentar) e fazemos as nossas compras normalmente. Depois, no acto de saída, deixamos o saco que nos foi entregue inicialmente com os alimentos que a nossa consciência nos diz para dar. Não há valores estipulados, nem número de alimentos a seguir. Basta dares o que achas, nunca esquecendo que estás a ajudar na luta contra a fome!
Se quiseres saber mais, ou até mesmo tornares-te voluntário, basta ires ao site do Banco alimentar e preencheres a ficha online com os teus dados pessoais e a tua disponibilidade para participar nesta causa.

Ajuda quem precisa, pois amanhã podes ser tu a precisar de ajuda!

A minha opinião pessoal (Francisca Gama)

A minha opinião pessoal sobre este tema nos nossos dias de hoje pode chocar algumas pessoas. Eu acho que a pobreza, a fome e todas as necessidades que as pessoas passam na nossa sociedade devem-se ao facto de não haver possiblidade de, por exemplo, toda gente ter emprego: sem trabalho, sem salário, sem dinheiro para alimentar a família e a si próprio. A vida é cara, e agora mais que nunca! Os vários desastres naturais, desalojam milhares de pessoas e fazem com que muita gente perca todas as suas poupanças, as de uma vida, por vezes. Para uma pessoa pobre, comer é um luxo. Ter três refeições por dia é um previlégio para pessoas cuja vida é passada a pensar se amanhã teram pão ou sopa na mesa. Os sem abrigo, por exemplo, estão a ser ajudados por variadas instituições espalhadas pelo país... Mas nada parece chegar, cada vez são mais as pessoas que passam fome!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Fome no Afeganistão






É preocupante a expressão facial destas crianças, destas pessoas do Afeganistão. Aqui, a fome é uma necessidade que raramente é satisfeita. Estas pessoas pedem todos os dias para terem mais, só um pouco mais. E é com estas fotografias que podemos ver que estes pedidos são em vão... Queremos dar um pouco do que temos aos outros! Tu não?

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fome no Mundo - vídeo do Youtube

A Fome no Mundo é um assunto cada vez mais falado nos media, talvez porque cada vez se agrava mais. Diariamente, pessoas morrem à fome em vários países no Mundo. Um dos mais falados é, por exemplo, em África. No vídeo que está anexado nesta publicação fala um pouco sobre a fome.